domingo, 15 de abril de 2012

Ilhas de Trindade e Martim Vaz

De origem vulcânica, essas ilhas estão localizadas a 1.200 km do Espírito Santo. São desabitadas, porém a Marinha do Brasil possui uma base na Ilha Trindade.

Trindade e Martim Vaz é um arquipélago brasileiro no Oceano Atlântico, sendo um território federal alinhado à costa do Espírito Santo, a cerca de 1 200 quilômetros a leste de Vitória.
É constituído por duas ilhas principais (Trindade e Martim Vaz), separadas por 48 quilômetros, que somam uma área total de 10,4 km². As ilhas são consideradas, pelos navegadores, como um imenso paredão no meio do Atlântico. São desabitadas, à exceção de uma guarnição de 32 militares da marinha brasileira, que têm sua base na Ilha da Trindade.
No reinado de D. Manuel I de Portugal, a ilha de Martim Vaz foi descoberta em 1501 pelo navegador galego João da Nova. No ano seguinte, o navegador português Estêvão da Gama visitou a ilha vizinha e chamou-a Ilha da Trindade.[1] As ilhas permaneceram na posse de Portugal até a independência do Brasil, altura em que passaram a ser brasileiras. Em 1890, o Reino Unido ocupou Trindade, mas os ingleses abandonaram as ilhas em 1896, depois de um acordo entre os dois países, que contou com mediação portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário